FANDOM

Lucha libre2

A Lucha libre.

Lucha libre (Luta livre em português) é o termo usado no México para definir o wrestling para a língua espanhola. O wrestling mexicano é baseado essencialmente em manobras acrobáticas aéreas, além da tradição do uso das máscaras pelos luchadores.

História

No início do século XX, o wrestling profissional foi um fenômeno que não parava de ganhar audiência na área do México. Então, o promotor Salvador Lutteroth fundou a empresa Consejo Mundial de Lucha Libre, até hoje ativa, que na época era chamada de Empresa Mexicana de Lucha Libre. Isto ocorreu em 1933. Dentro de décadas, a lucha libre começou a se tornar parte da "cultura" mexicana; virou um fenômeno de vez. Em 1942, um dos maiores wrestlers de todos os tempos surge no México: El Santo. No anos seguintes, aparecem outras estrelas, como Gory Guerrero e Blue Demon, maior rival de El Santo. Os lutadores ganham agilidade e performam movimentos aéreos incríveis para estadunidenses, além de movimentos de força. Entre as diferentes categorias do wrestling, a preferida é a de pesos-leves (Cruiserweight). Os mais ágeis mexicanos talvez sejam Rey Mysterio, Jr. Místico e Juventud Guerrera. Muitos wrestlers do México vão para os EUA. O costume de haver lutas em tag team não é de dois lutadores em cada equipe, mas sim de três.

A Tradição das Máscaras

Wrestling semiprofessional mask Lucha Libre
As máscaras são muito usadas na lucha libre. Segundo eles, elas tem um significado para a cultura mexicana, principalmente dos astecas. No início, as máscaras eram muito simples com cores para distinguirem um wrestler do outro. Na lucha libre moderna, as máscaras são coloridas e com design de animais, deuses, heróis antigos e outros conhecidos, que distinguem o wrestler durante a sua carreira.

Virtualmente, todos os wrestlers mexicanos começam a sua carreira com uma máscara, alguns vão deixando de lado e outros vão continuando. Para alguns, perder a máscara significa perder uma gimmick, o que baixa a popularidade do wrestler.

A máscara é considerada "sagrada" em alguns lugares, tanto que em uma luta, se o wrestler arrancar a máscara do outro, é desqualificado. El Santo, teve a máscara durante toda a sua carreira, retirando ela somente quando estava muito velho.

Organização

Os luchadores são divididos geralmente em dois grupos: Rudos (os vilões ou heels) e Técnicos (os mocinhos ou faces).

Os títulos são trocados muitas vezes de mão, pois há muitas lutas valendo o campeonato, assim chamado na lucha libre. Vencendo várias lutas, o wrestler pode conquistar o título automaticamente.

A lucha libre diferencia os títulos em quatro classes geralmente: heavyweight, light-heavyweight, welterweight e middleweight.

Companhias no México